CENTRO DE CULTURA MESTRE NOZA | PARA CONHECER EM JUAZEIRO DO NORTE-CE

Oi gente, como estão todos?  Hoje dei uma passada rápida no centro de cultura mestre noza, para vê uma encomenda de artesanato para uma amiga e rapidamente tirei umas poucas fotos do celular mesmo, pra apresentar um pouco do espaço pra vocês!



Bem, o espaço/sede da Associação dos Artesãos de Juazeiro do Norte, localiza-se na Rua São Luiz, 96, (centro da cidade) pertencia à Polícia Militar do Ceará. O prédio estava abandonado e através de um projeto do então Secretário Municipal da Cultura, professor e artesão Abraão Batista, foi recuperado, reformado, e criado então o Centro de Cultura Mestre Noza em homenagem ao pernambucano Inocêncio Medeiros da Costa, ou simplesmente Mestre Noza, considerado o primeiro artesão da região.

O Mestre Noza, ou simplesmente, Inocêncio Medeiros da Costa, nasceu em pernambuco, em 1897. Em 1912 foi a pé, como romeiro, da cidade Quipapá até Juazeiro do Norte, no Ceará, onde trabalhou como funileiro e, em seguida, numa oficina de rótulos. Aprendeu a fazer cabos de revólver e, atendendo aos pedidos de romeiros, começou a fazer pequenas esculturas de santos. Na década de quarenta do século XX, Noza começou a fazer capas de madeira para ilustrar folhetos de cordel. Nascia o xilógrafo Mestre Noza. Em 1961 participou da primeira exposição em Paris. Em 1965 seu álbum Via Sacra foi editado em Paris e obteve excelente recepção. Mestre Noza se tornou conhecido como escultor, artesão, xilógrafo, santeiro, imaginário. Seus trabalhos participaram de diversas exposições no Brasil. Algumas xilogravuras de Mestre Noza fazem parte do Museu de Arte do Ceará e do Instituto de Estudos Brasileiros da USP.

Bom, o espaço idealizado congrega artistas populares (grupos folclóricos) e artesões que produzem obras que em sua maioria são inseridas no contexto de arte contemporânea de origem popular da região; o espaço lhes servem para expor suas obras e, consequentemente, comercializá-las !!! CONFIRA:


FONTE: WIKIPÉDIA
Abraço a todos.

Acompanhe o blog no:




 Face Book| twitter|Instagram| google+


Comente com o Facebook:

  1. Nossa quanta coisa haha
    Incrível a arte do povo dai. Acho lindo <3.
    Adorei conhecer mais um pouco de Juazeiro. :)
    Abraços

    BLOG | FAN PAGE | INSTAGRAM | YOUTUBE | GOOGLE+

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aleks, nossa tem muita coisa mesmo rsrsrs... TEM PEÇAS LINDAS <3 D+ !!! Que bom... trarei outros lugares aqui pra apresentar dentre em breve. Abraço.

      Excluir
    2. Traz sim, é sempre bem vindo conhecer novos lugares. Ficarei no aguardo :)

      Excluir
  2. Que lugar lindo! Meus posts preferidos de longe são fotografia e cultura e quando tem os dois juntos é muito amor! hehe
    Compraria muitas coisas por aí :D

    Nem Paris Nem NY | Facebook |


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. \o/ Ebaaaa... rs, então, compraria mesmo!!! Tem peças incríveis... Abraço.

      Excluir
  3. Postagem maravilhosa amei tenha uma semana abençoada com muito sucesso.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  4. Que espaço legal, adorei os artesanatos. Aqui na minha cidade tem demais isso por ser uma cidade do Litoral, histórica. Adorei o post, muito interessante pra quem for pra aí.
    Se quiser dar uma olhadinha no meu blog

    www.keep-calm-girls.blogspot.com ;)

    ResponderExcluir

 

Oi, posso ajudar você?

cereja cariri
BY @ITSCICEROALVES COPYRIGHT © 2013 - 2015 CEREJA CARIRI | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS